sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como escrever e pronunciar o alfabeto Tailandês?


Nesse post vou levar vocês ao alfabeto Tailandês e aos traços e pronúncias. Mas somente isso, para conferir outras informações sobre o alfabeto, escrita, dialetos e mais sobre o Tailandês, como usar, etc, clique AQUI.

Pode não ser fácil no começo, mas depois de muito treino eu tenho certeza que todos vocês conseguirão aprender o alfabeto completo. Assim como outras línguas, como Coreano, Japonês, etc. O Tailandês também tem ordem de traços! Então, se você já sabe escrever/ler em outras línguas que também se deve fazer isso, não vai ser tão dificil. 

Deixo um vídeo pra vocês (assim como as fotos abaixo) com a ordem dos traços, mas no vídeo com o som da letra junto pra vocês já saberem e irem treinando como cada letra é pronunciada.





 Gor Gai 


Khor Kai 

 Khor Kuad 

 Khor Kwaa
 Kor Khon
 Kor Ra Kang 


Ngor Ngu 

JorJarn 
ChorChing 

ChorChang 
 SorSoo 

 ChorChur 

YorYing 

 DorChaDa 

 TorPa Tak 

 ThorDan Tharn 

 ThorNangMuon Tho 

 ThorPuuTha

 NorNaen 

 DorDek 


 TorTao 

 ThorThung 

 TorTaHarn
ThorThong 

 NorNuu 

BorBaiMaii 

PorPlar 

PhorPhueng 

FhorFha

 PorParn 
 ForFun 
 PhorSumPha

 MorMhaa 

 YorYa
 RorReur 
 LorLing 
 WorWaaen 
 SorSara 
SorRueSii
 SorSuer 
HorHeeb 
 LorJula 
 AorArng 
 HorNokHuu


Agora, o único jeito é treinar muito! Boa sorte à todos vocês!



Introdução ao alfabeto Tailandês

                               

*Esse post contém informações muito importantes para todos que querem aprender o alfabeto Tailandês. Para conferir outros posts de como aprender o alfabeto Tailandês clique AQUI*


Alfabeto 

O alfabeto tailandês é derivado do alfabeto khmer, que por sua vez tomou como modelo a escrita brâmica, da família das escritas índicas. O idioma e o alfabeto são parentes próximos do laociano e do alfabeto laociano, e a maior parte dos indivíduos alfabetizados neste idioma podem ler e compreender o tailandes, já que mais da metade do vocabulário, da gramática, da entonação e de outros fatores são partilhados pelos dois idiomas.
Da mesma maneira que o birmanês adotou o alfabeto mon, que também tem origem índica, os tailandeses adotaram e modificaram a escrita khmer para criar seu próprio sistema de escrita. Enquanto a inscrição mais antiga do khmer data de 611, as inscrições no alfabeto tailandês só começaram a aparecer por volta de 1292.
Entre algumas de suas características de destaque estão:

  • É um abugida, no qual a vogal implícita é um /a/ curto, em sílabas sem consoante final, e um /o/ curto em sílabas com consoante final.
  • Indicadores de entonação são colocados sobre a consoante, antes do som vocálico da sílaba.
  • Vogais que soem depois de uma consoante são não-sequenciais: podem ser localizados antes, depois, acima ou em baixo da consoante, ou numa combinação destas posições.

Transcrição

Não há uma maneira universal de se transcrever o tailandês para o alfabeto latino. Por exemplo, o nome do rei Rama IX, o atual monarca do país, pode ser transcrito como Bhumibol, Phumiphon, phuuM miH phohnM, ou de diversas outras maneiras. Cada guia, apostila ou dicionário pode seguir um destes diversos sistemas e, por este motivo, a maior parte dos cursos do idioma recomendam que desde cedo o estudante tente dominar o próprio alfabeto tailandês.A transcrição que mais se aproxima de um padrão é o Sistema Geral Real Tailandês de Transcrição (em inglês: Royal Thai General System of Transcription, também conhecido pela sigla RTGS), publicado pelo Instituto Real Tailandês. Este sistema cada vez mais vem sendo usado na Tailândia, tanto pelo governo central quanto pelos governos locais, especialmente nas placas em vias públicas. O principal ponto contra este método é que ele não indica a entonação ou a duração das vogais; não é possível reconstruir a grafia original em tailandês, portanto, a partir da transcrição RTGS.


Introdução ao Tailandês


*Esse post contém informações muito importantes para todos que querem aprender o alfabeto Tailandês. Para conferir outros posts de como aprender o alfabeto Tailandês clique AQUI*

O tailandês padrão, também conhecido como tailandês central ou siamês, é o idioma oficial da Tailândia, falado por cerca de 65 milhões de pessoas (1990), incluindo os falantes do tailandês de Bangkok (embora este seja, por vezes, considerado um dialeto à parte). O tailandês khorat é falado por cerca de 400 000 (1984) em Nakhon Ratchasima, e ocupa uma posição linguística intermediária entre o tailandês central e o isan, num contínuo dialetal, e pode ser considerado uma variante ou um dialeto de cada um dos dois. A maioria das pessoas na região deIsan, na Tailândia, fala um dialeto do laociano, que influenciou muito o dialeto central tailandês.
Além do tailandês padrão, a Tailândia também é a pátria de outras línguas tais, que incluem:
  • isan (nordeste da Tailândia), língua da região homônima do país, considerada também um dialeto do laociano, com o qual tem diversas semelhanças (embora seja escrito no alfabeto tailandês). É falado por cerca de 15 milhões de pessoas. (1983).
  • nyaw, falado principalmente nas províncias de Nakhon Phanom, Sakhon Nakhon e Udon Thani, no nordeste do país.
  • galung, falado na província de Nakhon Phanom
  • lü (Tai Lue, Dai), falado por cerca de 78 000 (1993) no norte do país
  • tailandês setentrional (Lanna, Kam Meuang ou Thai Yuan), falado por cerca de seis milhões (1983) no antigo reino independente de Lanna (Chiang Mai).
  • phuan, falado por um número desconhecido de pessoas na Tailândia central, Isan e no norte do Laos
  • tailandês phu, falado por cerca de 156 000 em torno da província de Nakhon (1993)
  • shan (Thai Luang, Tai Long, Thai Yai), falado por cerca de 56 000 no noroeste da Tailândia ao longo da fronteira com os Estados Shan, da Birmânia (1993)
  • song, falado por cerca de 20 000 a 30 000 na Tailândia central e setentrional (1982)
  • tailandês meridional (Pak Dtai), falado por cerca de cinco milhões (1990)
  • tai dam, falado por cerca de 20 000 (1991) nas províncias de Isan e Saraburi.

Muitos destes idiomas são falados por um grande número de pessoas fora da Tailândia. A maior parte dos falantes de dialetos e idiomas minoritários também fala o tailandês central, já que ele é o idioma usado em escolas e universidades por todo o reino.
Diversas línguas que não têm parentesco com o tailandês são faladas dentro da Tailândia por minorias étnicas, como os povos das tribos das montanhas. Estas línguas incluem o hmong-mien(yao), o karen, o lisu, entre outros.

O tailandês padrão é composto por diversos registros distintos, formas usadas em diferentes contextos sociais:

  • tailandês coloquial (ภาษาพูด, "tailandês falado"): informal, sem a presença de formas de tratamento respeitosas, usado entre amigos e parentes próximos
  • tailandês elegante (ภาษาเขียน, "tailandês escrito"): versão oficial e escrita, inclui formas de tratamento respeitosas, e é usado, numa forma simplificada, em jornais.
  • tailandês retórico: usado em discursos públicos.
  • tailandês religioso: altamente influenciado pelo sânscrito e pelo páli, é usado para se discutir o budismo ou se referir a monges.
  • tailandês real (ราชาศัพท์): influenciado pelo khmer, é usado para se dirigir aos membros da família real, ou para descrever suas atividades.

A maior parte dos tailandeses pode falar e compreender todos estes socioletos; o tailandês coloquial e o elegante formam a base da maior parte das conversas, e o tailandês retórico, religioso e real são ensinados nas escolas, como parte do currículo nacional.

Fonte: Wikipédia