Tailândia


A Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia (em tailandês: ราชอาณาจักรไทย)é um país asiático, dividido entre a Indochina e a Península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo Mar de Andaman e a oeste e norte por Myanmar. Capital: Banguecoque (Bangkok).

A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. A Tailândia é também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e seus habitantes.

A região norte do país apresenta um relevo bastante montanhoso, sendo o ponto mais alto o monte Doi Inthanon, com 2 576 m. Na porção noroeste há também uma área elevada denominada Khorat Plateau que é, a leste, contornada pelo rio Mekong, um dos maiores do mundo, drenando uma grande área do continente asiático. No entanto, devido ás suas variações em seu fluxo e por ser bastante encachoeirado,esse rio não é navegável. Outro rio importante é o Chao Phraya, com 370 km, que corta o país de norte a sul, atravessando, inclusive, a capital, Bangkok. Na região sul do país o relevo é mais baixo, sem muitas elevações.

A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. Seringueiras foram importadas do Brasil, da região Amazônica e plantadas no sudeste do país,há mais ou menos 100 anos atrás. Há cem anos atrás, as florestas serviam também de lar para milhares de elefantes que, infelizmente, devido à devastação e à caça, hoje a população de elefantes é de aproximadamente 5,000. Em 1989 o governo começou a construir parques naturais para proteger os elefantes e animais que se encontravam na mesma situação. No entanto, caçadores ainda continuam a matar tigres,leopardos e ursos negros asiáticos, todos ameaçados de extinção.


Cultura

O Muay Thai (Tailandês มวยไทย - Luta da Liberdade) também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Consiste em uma arte marcial criada há mais de mil anos, é considerada uma das mais poderosas lutas do mundo, pela explosão de golpe e de agilidade.

Também é conhecida como "A Arte dos Oito Membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e pés, além dos punhos, em contraponto de artes que ultilizam-se apenas de quatro "membros", somente os pés e as mãos.



Bandeira 

A atual Bandeira da Tailândia foi adotada em 28 de setembro de 1917 como uma modificação da bandeira anterior de 1916 apenas trocando a cor da faixa central de vermelho para azul. Esta modificação foi realizada como solidariedade aos países aliados na Primeira Guerra Mundial que foram: Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia sendo a bandeira de todos esses países Azul, Branca e vermelha. A bandeira é geralmente chamada de Trairanga que, em Tailandês significa tricolor. A simbologia das cores é: O sangue derramado pelo país (vermelho), a pureza de seu povo protegido por sua religião (Branco) e a monarquia (Azul)

Educação


A Tailândia possui um alto nível de alfabetização e a educação é fornecida por um sistema de ensino organizado em educação infantil, escolas primárias, ensino secundário menor e secundário superior, além do ensino superior. Há vários colégios e universidades. O setor educacional privado está bem desenvolvido e também encaixa-se na organização orientada pelo governo. A educação é obrigatória e o governo oferece educação gratuita até a faixa etária de 17 anos.


Economia


O desenvolvimento econômico da Ásia, relativamente bom, sofreu uma crise em 1997 que repercutiu por toda a região e prejudicou diversos países. Atingiu também a Tailândia que vinha tendo o maior crescimento econômico nesses últimos 10 anos média anual de 8,4% entre 1990 e 1995 – e desvalorizou totalmente o baht, moeda do país.

Desde então a Tailândia vem tentando estabilizar-se economicamente e obteve excelentes resultados, obtendo crescimento anual notável nos anos de 1999 até 2005. Atualmente o país é um dos maiores exportadores mundiais de arroz. Outros importantes produtos cultivados são açúcar, e tapioca.

Durante a crise, o mercado de produtos manufaturados e industrializados ajudou (e muito) à sua recuperação econômica, com a exportação de produtos como computadores, sapatos, eletroeletrônicos, jóias, brinquedos, produtos de plástico,etc.

No entanto, a agricultura continua sendo de grande importância para a economia do país, com mais de metade da percentagem total de mão de obra sendo dedicada a esse setor. Porém,no ano de 1995, a renda dos trabalhadores rurais era 15 vezes inferior ao da renda da população que trabalhava em outros setores. Em 1999, a renda familiar média tailandesa foi de US$ 318 por mês, enquanto, para o setor agrícola, a média foi de apenas US$ 24 por mês. O turismo é um setor que contribue também bastante para o PIB anual do país. Em 2002, por exemplo, houve um aumento de 7% na quantidade de turistas em comparação ao ano anterior. Estados Unidos é o principal parceiro econômico da Tailândia, seguido pelo Japão e países europeus.

A estabilização e melhora ainda maior da economia depende do aumento das exportações do país para países europeus e os Estados Unidos.

Bangkok é a região mais industrializada do país e, a região nordeste-assim como no Brasil- a mais pobre.

Embora a Tailândia venha se recuperando aos poucos da crise que abalou o país, a contínua melhora de sua economia depende de investimentos externos e aumento das exportações O baixo e lento nível de crescimento de mão de obra qualificada e engenheiros pode limitar a produtividade e eficiência do setor tecnológico, peça chave para o desenvolvimento econômico do país.

A Tailândia faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Demografia


A população da Tailândia é relativamente homogênia : 85% da população compartilha a mesma cultura e língua, thai, que é o idioma ensinado nas escolas e usado no governo.O inglês é a segunda língua mais falada. No entanto, existem também diversos grupos étnicos como Shan, Lue, e Phutai. A maioria da população está localizada nas áreas rurais do país, no entanto, quanto mais o país se industrializa, mais a população das cidades aumenta, principalmente em Bangkok. A religião mais praticada é o budismo, com quase 100% adepta a ela. O povo Thai é muito espiritualizado e muito ligado as suas crenças e cultura local. Graças aos programas de planejamento familiar, o crescimento populacional do país diminui de 3% em 1960 para 1% nos dias de hoje. A expectativa de vida também cresceu, graças aos esforços do governo, que investiu na saúde pública através de programas para prevenção de doenças. Por isso, o número de pessoas com câncer diminui incrivelmente nos anos 90 de 150,000 para 25,000 anualmente. A cultura Thai é uma das mais ricas do mundo, conhecida pela sua peculiar arte quando pela sua cozinha, muito apreciada.


Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário